Cuidando do fogo

sábado, 30 de julho de 2011

CUIDANDO DO FOGO


     Toda moça cristã é por natureza uma vestal: está destinada a guardar o fogo que Deus acendeu. Para o mundo, portanto, a leitora terá de guardar a fé. O primeiro fogo a iluminar e aquecer é a fé. Sem ela o mundo perecem, os ideais desaparecem, o homem maldiz sua vida.

     Mas, senhorita, receio que não estejas cumprindo bem essa missão. Primeiro, porque não aumentas, nem esclareces, nem realizas a tua fé. Depois, porque não te preocupas em espalhá-la, em despertá-la em todo o mundo.Vamos: por nada admitas que se apague esse fogo! És vestal assinalada por Deus.

     Ao mundo guardarás o pudor. À medida que surgirem desafios e injúrias ao pudor, irás opondo tua resistência, mostrando como ele é belo ornamento e insubstituível encanto na mulher. Vendo-te recatada, com rosas  do pudor no rosto, o mundo lembrar-se-á do paraíso que perdeu. Irá procurá-lo, então.

     Em teus cuidados figura também o verdadeiro amor, que mais e mais vai desaparecendo do mundo. Este apenas conhece o amor-prazer, o egoísmo elegante ou brutal. Para os triunfos desse amor não há flores de virtudes, mas lágrimas, ao invés.

     "Por isso a jovem cristã deve guardar o amor humilde, generoso, sorridente e bom; esse amor fiel, profundo, ardente e calmo; amor que faz viver e nada consegue matar; esse amor pelo qual se amam outros corações, na terra e com eles se sobe até à fonte do amor- Deus".

(Audi Filia! - Páginas para  moças, pelo Pe. Geraldo Pires de Souza, editora Vozes, 1938)

0 comentários:

Postar um comentário