Do livro “The
Chapel veil, the symbol of the spouse of Christ”
by Elizabeth Black & Emily Griswold
Tradução por Luiz Fernando Calaça Silva – Aliança
Mariana Parresia.
E-mail: comparresia@gmail.com
O uso do véu tem sido parte da
tradição da Igreja desde sua instituição, e os santos Padres da Igreja tem
defendido tal prática desde o começo [1]. Esta tradição foi perdida quando a
exigência para a mulher cobrir sua cabeça (usar o véu) na igreja foi removida
em 1983, quando foi promulgado o novo Código de Direito Canônico. Em resposta a
esta perda, muito Tradicionalistas tem tentado revigorar esta prática pelo uso
do véu novamente. Infelizmente, há uma tendência de praticar o costume mas sem
entender por que ele existe em primeiro lugar. Práticas dentro da Igreja
Católica não crescem sem uma razão ou argumento teológico por trás deles. A
tradição do uso do véu tem sido vista também com má compreensão e desconfiança
pelos não-Tradicionalistas, devido parecer desnecessário e antigo. Assim, este
é importante tanto por Tradicionalistas quanto para não-Tradicionalistas, afim
de entender o significado teológico e o simbolismo por trás do costume da
Igreja do uso do véu. A teologia do véu está enraizada na identidade da mulher
e sua relação com o homem e Cristo e a simbólica imutável regra da mulher na
criação.
Essas explicações são primeiramente
fruto de discussões com amigos e então estão abertas para um aperfeiçoamento.
Meus argumentos serão provindos essencialmente da teologia ou aspecto
simbólico. Assim, Eu não abordarei as razões pscicológicas ou sociais para o
uso do véu, o qual é frequentemente tratado por outros escritores. Embora,
explicaçõe sociais e psicológicas tenha o seu valor, elas são de menos peso e
importantes que aquelas baseadas na teologia.
São João Crisóstomo desenvolve a
teologia do véu de um modo belíssimo. Ele faz uma comparação entre a relação do
homem e da mulher para Cristo e mulher. Mulher, por que ela foi criada sendo formada
a partir do lado do homem, está constantemente tentando retornar para ele. Ele
deseja a união original de uma só carne e um só osso. Isso é evidente em seu
desejo pela intimidade e amor. Esta tendência de voltar para sua fonte é
belamente expressada no ato conjugal, onde uma vez mais a mulher fisicamente
torna-se uma com o homem, carne e ossos. O desejo da união entre homem e mulher
é o reflexo da relação de Cristo e a alma. Cristo ama tanto o homem que não
somente ele morreu na Cruz, mas Ele expressa Seu amor tornando-se fisicamente
presente na Divina Eucaristia. Ele é o Divino Amor da alma, e Ele torna-se
esposo da mulher, a noiva. Como a mulher anseia pela união com o homem nos
relacionamentos humanos, então ele está constantemente atraída para unir-se com
Deus. Ele a chama a tronar-se um com Ele: vindo sobre Seu lado e tornar-se
carne de Sua carne e ossos de Seus ossos. Isso ocorre durante a comunhão com a
Santíssima Eucaristia, o qual é a consumação da união entre Cristo e a alma. O
ato de cobrir a cabeça com o véu simboliza a realidade de uma mulher protegida
dentro do lado de sua Fonte e tornando-se um com Ele. Ela torna-se coberta e
escondida no seu Divino Esposo. O véu é um símbolo do relacionamento da alma da
mulher e Cristo.
Além disso, o véu
representa a posição da mulher na hierarquia da ordem de Deus. O Homem is o
protetor da mulher, enquanto a mulher is a protegida. Por causa de suas
respectivas identidades, homens e mulheres mostram reverência ao seu Criador de
diferentes modos. Para o homem, descobrir sua cabeça é um sinal de respeito e
submissão a seu superior. Isso é exemplificado belamente na Missa Tradicional
quando os padres entram vestindo o barrete e descobrem sua cabeça antes de
iniciar o culto a Deus. Este respeito, pela hierarquia, é mostrado de forma
diferente pelas mulheres. Ao invés das mulheres descobrirem sua cabeça, elas
cobrem sua cabeça mostrando respeito e submissão a autoridade. Assim, usar o
véu na Santa Missa representa a submissão da mulher a Deus. Ela reconhece a regra
da criação de Deus.
O véu também é fisicamente
sinal da regra da mulher como tabernáculo. O tabernáculo contém Cristo, a
Verdadeira Vida, dentro dele. De forma similar, a mulher foi criada com o
privilégio de ser um reservatório da vida – literalmente capaz de carregar vida
dentro dela. Deste modo, ela é um tipo de tabernáculo da vida. O Sacratíssimo
Tabernáculo é sagrado pois contém a vida nele mesmo, e também, a mulher é
sagrada por que ela proteja a vida dentro dela. O Sacratíssimo Tabernáculo é tão
santo que ele é coberto com um véu para preservar sua pureza e santidade. As
mulheres usam o véu para cobrir sua sacralidade como templo da vida. Este uso
do véu no Tabernáculo e a mulher é também um lembrete visível aos fiéis de que
estes reservatórios tem um papel especial. As mulheres, então, como o
Tabernáculo, deveriam estar fisicamente veladas (usando o véu).
Finalmente, o véu
simboliza como o “jardim secreto” (Cântico dos Cânticos 4, 12) cujo frutos
estão reservados a Deus. O Cântico dos Cânticos usa este analogia quando fala
da relação de Cristo e a alma. O Divino Amor diz a sua amada, “És um jardim
fechado, minha irmã, minha noiva, uma nascente fechada, um fonte selada”; e a
amada responde, “Entre meu amado no seu jardim, prove-lhe os frutos deliciosos.”
(Ct 4:12, 16) A alma da mulher é um jardim, no qual quando cultivado produz
muitos frutos. Mas, é também um jardim secreto por que ela o abre somente para
Deus, particularmente na união com a Divina Eucaristia. Ele é seu presente
especial a Deus. O véu, então, simboliza este protegido, secreto jardim, o qual
é preservado e guardado para o Divino Amor. Ele (o véu) é fisicamente um sinal
que Deus está formalmente sendo procurado e adorado. Ele simboliza a preservação de si mesmo por uma auto-doação total ao
outro. [2]
O costume, então, da
mulher cobrir a sua cabeça não é sem signficado e antigo, mas tem um
significado teológico e importante para a era moderna. Pelo uso do véu, as
mulheres reconhecem sua submissão a Cristo, seu esposo, o sacrificio de sua
glória, e adoração e humildade diante de Deus. Embora não seja pecado
permanecer sem cobrir a cabeça, o véu tem um maravilhoso significado que é um
louvável e importante modo de dar glória a Deus.
[1] Tradição
aqui não significa um ensinamento infalível de Cristo herdado através dos
Apóstolos. O termo usado aqui é um costume, no qual tem sido parte da Igreja
por muitos anos, e embora ele não seja infalível, este tipo de tradição é
honrada pela Igreja e dada seu devido respeito.
[2] Esta
é a principal razão pelo qual os religiosos usam permanentemente o véu, pois
eles são prometidos esposos de Deus, e eles preservam o jardim de sua alma para
Ele somente, de um modo único.
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