Continuando...
     O nosso corpo é templo de Deus, por isso, é preciso vesti-lo com pudor (Cf. 1 Cor 6,19-20).
     É  triste ver meninas e moças seminuas em todos os ambientes. Esta maneira  pagã de vestir mostra abertamente que os pais estão falhando na  educação de seus filhos, sendo que esta omissão os fará chorar  amargamente no futuro.
     A  Santa Igreja Católica Apostólica Romana, orienta os pais sobre a  maneira corretíssima e pura de formar os seus filhos na moral católica:  “A prática do pudor e da modéstia, no falar, no agir e no vestir, é  muito importante para criar um clima apropriado à conservação da  castidade, mas isto deve ser bem motivado pelo respeito do próprio corpo  e da dignidade dos outros... os pais devem vigiar a fim de que certas  modas e certas atitudes imorais não violem a integridade da casa”  (Sexualidade Humana: Verdade e Significado, nº 56), e: “A moda não deve  nunca fornecer uma ocasião próxima de pecado” (Pio XII, Alocução “Di  gran cuore”, nº 30).
     É  ainda mais triste e escandaloso ver senhoras casadas, que são chamadas  para serem exemplo e luz para as meninas e moças, andarem como  verdadeiras “adolescentes levianas ou mocinhas pagãs”: “Visto que  durante a puberdade um rapaz ou uma jovem são particularmente  vulneráveis as influências emotivas, os pais têm o dever, através do  diálogo e do seu estilo de vida, de ajudar os filhos a resistir aos  influxos negativos que chegam do exterior e poderiam levá-los a  subestimar a formação cristã sobre o amor e a castidade” (Sexualidade  Humana: Verdade e Significado, nº 97).
    Uma  mulher casada pode se enfeitar quando for desejo do marido, é  importante lembrar, que esse enfeite não consiste em usar roupas  imorais, se lambuzar de batom, banhar no perfume ou usar adornos  extravagantes, como se fosse uma árvore de natal ou burro de cigano: “O  luxo e exagero do teu vestido, acusam a fealdade do teu interior” (São  Bernardo de Claraval), e: “Se te enfeitares com vaidade e exagero, para  atrair os olhares dos outros, não digas que és interiormente casta e  pudica” (São Cipriano), e também: “Uma mulher pode e deve se enfeitar  melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o  fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar  com isso” (São Francisco de Sales, Filotéia, Parte III, Cap. XXV).
Fonte:http://cantinhodalissah.blogspot.com/
Fonte:http://cantinhodalissah.blogspot.com/


 
 
 
 

 
0 comentários:
Postar um comentário