PORQUE A MODÉSTIA INCOMODA TANTO NOS DIAS ATUAIS?

quarta-feira, 26 de agosto de 2015


Salve Maria Imaculada!

Carta de orientação do nosso fundador Hélio Maria.

Queridas filhas, eu como vosso pastor não por minha própria vontade, mas por vontade e eleição de Deus, quero vos orientar sobre as dificuldades que vocês enfrentam por querer viver a virtude da modéstia, já que tenho esta missão que me foi dada pelo Senhor: “Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado” (1Pe 5,2). 

Como já é de se notar, a modéstia no vestir tem incomodado a muitos...... E isto pode vos levar a um questionamento: Porque que a modéstia incomoda tanto nos dias atuais? A resposta é bem simples. Quando vocês eram do mundo e se vestiam como as outras mulheres do mundo, não havia queixas e nem criticas por parte delas, mas, uma vez que vocês abraçaram a fé e renunciaram a forma com que se vestiam, vocês se tornaram causa de piadas e chacotas. O primeiro fundamento que poderia vos dar é o que diz o apostolo São Pedro: "Estranham eles agora que já não vos lanceis com eles nos mesmos desregramentos de libertinagem, e por isso vos cobrem de calúnias" (I Pd 4,4). Este sem dúvida seria um dos primeiros motivos da modéstia ser tão odiada nos dias atuais. Afirma Santo Afonso Maria de Ligório: "Os que levam uma vida perversa não podem ver que os outros vivam santamente, porque a conduta destes é uma reprovação perene de seu perverso proceder". Tem razão o santo ao dizer isso, pois na Sagrada Escritura encontramos este fundamento: "Sua existência é uma censura às nossas ideias; basta sua vista para nos importunar. Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes" (Sb 2, 14-15).

Uma vez que agora vocês não se vestem mais de uma maneira impudica acaba incomodando aqueles que se vestem: "O impudico, que se gaba de suas imprudências e não sabe conversar sem tocar em coisas sujas, gostaria que todos agissem e falassem como ele. E quem assim não procede é acoimado por eles de traidor, de inculto, de pessoa trivial e insociável, sem sentimento de honra, se educação, o que não é para admirar, pois, sendo eles deste mundo, não conhecem senão a linguagem deste mundo" (Santo Afonso Maria de Ligório). É bem isto que acontece, os que se vestem de maneira impudica gostaria que todos se vestissem como eles, e como isto não acontece e por eles estarem levando uma vida ímpia, acabam abominando a vossa forma de viver: "O ímpio abomina aquele que anda pelo caminho certo" (Prov 29, 27).

Eis aí mais um dos motivos pelos quais os mundanos criticam, perseguem, atacam e cercam aqueles que querem fazer a vontade de Deus e que lutam para viverem de maneira santa. É como nos diz o Espírito Santo através do autor inspirado: "Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação" (Sb 2, 12). Esta censura e acusação muitas vezes não acontece por palavras, mas sim, como já citamos acima no livro da Sabedoria: "Sua existência é uma censura às nossas ideias; basta sua vista para nos importunar". Só a presença da modéstia no meio do mundo já é uma censura e acusação. É como costumo dizer, a modéstia é como um espelho, basta olhar para ela que veremos a nossa imodéstia.

Pois bem, não deixe que as criticas e os falatórios vos desanimem. Sabeis que é a Deus que vocês devem agradar e não ao mundo: "Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo" (Gl 1, 10). Olhai para a Santíssima Virgem e deixai que Ela seja o seu modelo, sejam como Ela em tudo, no andar, falar, rezar, olhar, vestir etc. E não tenhais medo de dar o seu tudo por Aquele que deu o seu tudo por nós. As criticas longe de nos atrapalhar, nos ajuda a entender que estamos no caminho certo.

"Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição" ( II Tm 3, 12).

Att: Hélio Maria, inútil escravo da Santíssima Virgem.


Fonte: Sagrada Escritura, Livro: Escola de perfeição cristã - Santo Afonso Maria de Ligório

0 comentários:

Postar um comentário