O que significa ser uma mulher de Deus?

domingo, 18 de março de 2012

Retirado do blog Vida e Castidade
O que significa ser uma mulher de Deus?

Por Jessica Doman, do Theology of the Body Evangelization Team

      Psst!! Você é uma mulher! Talvez você não pense muito sobre isso, mas você é uma mulher. Seu corpo tem um significado. Ele é nupcial, ele é chamado à comunhão. Se vivermos de acordo com o significado do nosso corpo, seremos felizes, se não, destruiremos a nós mesmas. Deus nos ama. Ele nos fez de certo modo para que sejamos felizes, então se vivermos de acordo com nossa feminilidade, seremos felizes. Seu corpo feminino fala de sua dignidade. A feminilidade expressa o “humano” tanto quanto a masculinidade, mas de modo diferente e complementar. Qual o significado de nosso corpo feminino?

Nosso corpo fala algo sobre nossa alma

      Lembre-se que Deus nos ama. Se vivermos de acordo com nossa feminilidade, seremos felizes. Veja como homem e mulher se complementam. O homem é direcionado para o exterior (é o iniciador). Mulheres são direcionadas para o interior (receptivas), e recebem para poder dar de volta. O corpo feminino, diferente do masculino, foi criado com um espaço vazio em seu interior, para que seja receptiva e possa nutrir a vida. Seu corpo feminino revela a todos que a humanidade inteira é chamada a ser noiva. Jesus veio como homem porque Ele é o noivo, e a humanidade é a noiva – todos são chamados a receber a vida de Deus em nós, e fazê-la frutificar. O corpo da mulher dá vida ao plano de Deus.
Mulheres como modelo da humanidade

      Deus sempre se revela como noivo – a humanidade é fundamentalmente feminina com relação a Deus, ou seja, recebe o amor de Deus. Em troca, somos chamados a nos doar para Deus. As mulheres são o arquétipo da humanidade, o modelo para o qual toda humanidade é chamada a ser diante de Deus que cria a vida. Assim como toda mulher foi feita para receber o amor do marido, toda a humanidade foi criada para receber o amor de Deus.

A mulher como companhia do homem

      A mulher veio ao mundo como dom dado ao homem. Sozinho, o homem não realizaria completamente seu propósito. Ser companhia significa que a mulher ajuda o homem a descobrir sua própria humanidade. Ela mostra ao homem como fazer essa entrega sincera de si. Sem ela, o homem não compreenderia completamente o sentido de sua existência. Sela ela, ele estaria sozinho. Com a mulher, o homem aprende o significado da vida de união e comunhão através de um sincero doar-se a si mesmo. A união expressa o aspecto físico (duas pessoas – homem e mulher – pessoa e Deus), e a comunhão expressa o aspecto espiritual (um só Corpo em Cristo).

Maternidade física e espiritual

      O modo como nosso corpo feminino foi feito nos fala de maternidade. Basta pensar no útero, um espaço vazio no nosso interior, pronto para receber outra pessoa em nossa vida, e para nutrir a pessoa fisicamente e também em santidade. Nós desejamos profundamente a união, com o esposo e com o bebê no nosso interior, essa é a maneira com que Deus nos fez, diferente dos homens. Cada mulher é chamada a ser esposa e mãe, e trazer a vida para o mundo. Podemos fazer isso não apenas no casamento, mas também cuidando e nutrindo a vida espiritual, emocional, cultural, moral e física dos outros. Podemos fazer isso através de um sorriso, dando atenção a quem sofre, ensinando, cuidando dos doentes, rezando. Peça ao Espírito Santo para que lhe ajude a acolher outras pessoas em sua vida e ser espiritualmente frutuosa.

      Ao se doar aos outros no dia-a-dia a mulher realiza sua mais profunda vocação. Talvez mais do que os homens, as mulheres conhecem as pessoas, porque vêem com o coração...

 


Receptividade
      Estamos falando muito sobre receber, mas não é um receber passivo, e sim ativo. Recebemos para poder doar em troca. Receber a vida de Deus, para levá-la ao mundo! A própria maneira como nosso corpo é formado fala de relação. Só conseguimos nos encontrar como pessoas quando nos doamos a nós mesmas – precisamos de pessoas para nos relacionar. Talvez a gente encontre mais mulheres na Igreja justamente porque a fé é a abertura e a receptividade do coração humano ao dom de Deus – e as mulheres sabem ser receptivas.


Maria, nosso Modelo

     “Que se faça de acordo com vossa vontade”. Maria colocou-se nas mãos de Deus, e isso trouxe o Salvador para o mundo. Maria é o perfeito exemplo de frutuosidade. Essa recebeu o amor de Deus em seu ventre (em seu útero), e o trouxe para o mundo.


O ataque às mulheres

      Se o inimigo quer nos manter longe do mistério de Deus, ele irá atacar a união sexual e a mulher. Por isso, os ataques à feminilidade e à mulher são tão fortes. Distorcer a imagem da mulher irá evitar que o amor e a vida possam vir ao mundo. A vulnerabilidade da mulher é sua necessidade de receber, e quando oferecem a ela algo que não seja amor, ela reage – reage à dominação do homem. As feministas reagem à dominação masculina (com certa razão), mas a igualdade na dignidade não quer dizer semelhança. Não precisamos nos tornar homens para ter dignidade – nós temos nossa própria dignidade.

     O resultado do pecado original é que se tornou difícil ser imagem de Deus. O dom da fertilidade se tornou doloroso (“entre dores trarás teus filhos ao mundo”). Mulheres que rejeitam sua feminilidade vêem a maternidade como um peso ao invés de ver como bênção (isso pode levar a depressão, barreiras). Lembre-se, Deus nos ama, ser fértil, ser frutuosa, ser um dom, é a chave para a sua felicidade.


       Hoje o corpo feminino é degradado, é usado para vender, como entretenimento, para o prazer. A sociedade sofre e se torna uma cultura de morte – a vida deixa de vir ao mundo.



Castidade

      A mulher experimenta sua queda, ou sua fraqueza, como uma gratificação emocional às custas do homem, e o homem experimenta sua queda ou fraqueza como gratificação física às custas da mulher. Ou seja, as mulheres usam os homens para obter prazer emocional (se sentirem amadas e desejadas) e os homens usam as mulheres para obter prazer físico. É por isso que a modéstia no vestir é tão importante. Os rapazes estão lutando para permanecer puros – ajude-os a serem santos! Deixe-os ser verdadeiramente homens!


      Sabemos que, como mulheres, não fomos feitas nunca, nunca para ser usadas como objetos para o prazer do homem. Quando nos vestimos provocantemente, permitimos que os homens nos usem. O mundo nos diz que namorar significa usar e se deixar ser usada. Não é assim.


      O desejo de ser amada e estar próxima a alguém pode ser muito grande. Você pode sentir esse desejo, não tenha vergonha dele, nem o rejeite. Agradeça a Deus pelo dom de sua feminilidade, de querer amar como Deus ama. Peça ajuda para ser uma verdadeira mulher e mostrar ao homem como ser um verdadeiro homem.


      Diga não para as mentiras do inimigo. “Você precisa se vestir provocantemente, ser sensual, para ser uma verdadeira mulher”. “Seu corpo é para o prazer do homem”. “Para ser igual ao homem, você precisa ser como um homem, livre da maternidade biológica”. “Suas emoções te fazem fraca e inferior”. Tudo isso são mentiras.


     A Igreja deseja agradecer à Trindade Santa pelo mistério da mulher, e por cada mulher – por tudo que constitui sua dignidade feminina, pela grandeza da obra de Deus que tem se mostrado ao longo da história através dela.

1 comentários:

Anônimo disse...

São belas palavras,mas quando se quer amar alguém no Senhor e encontrar um rapaz adequado pra casar e ser mãe,e procuramos e não encontramos,como fazemos?Vcs poderiam publicar um post sobre isso,pois creio eu q mtas moças católicas passam por esta mesma dificuldade.

Postar um comentário