Pregação muda

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Salve Maria Imaculada!

Ontem foi dia de São Francisco de Assis e por ser o dia dele a Pâmela Maria (membro da CMM), me enviou uma mensagem com uma frase dele:  “Pregue sempre o Evangelho, e quando for necessário, use palavras.” [São Francisco de Assis].
Então fiquei a meditar no que queria dizer São Francisco, e trouxe essa frase para a modéstia. 
Pregue o Evangelho e se for necessário use de palavras, ou seja, pregue com a sua vida, com sua modéstia no vestir, no falar, no andar. 
A modéstia é uma pregação muda, pregação feita toda vez que saímos de casa com uma roupa modesta. As pessoas com certeza iram reparar, algumas para elaborar críticas, mas outras poderão até mesmo mudar de vida e de guarda-roupa.
Porque coloquei essas fotos? Por que elas são exemplos de "pregação muda"; mostram mulheres modestas que no seu silêncio estão pregando o Evangelho. Se fosse necessário elas usariam de palavras, mas somente sua modéstia já nos fala de Deus.
E para finalizar São Francisco pede (com a frase acima) e mostra na prática:
Lê se na vida de São Francisco de Assis um episódio que ilustra quanto o cumprimento desse dever pode produzir nas almas um efeito equivalente ou talvez maior que o de um sermão. Certa vez, ele convidou um frade, seu discípulo, a acompanhá-lo:
_Irmão, vamos fazer uma pregação. Disse-lhe.
Após percorrerem a cidade em silêncio, São Francisco retomou o caminho do convento. Sem entender o que se passava, o frade perguntou:
_Mas, meu pai, não dissestes que íamos fazer uma pregação? Aqui estamos de volta, e não proferimos uma só palavra... E o sermão?
_Já o fizemos. Não percebes que a vista de dois religiosos andando pelas ruas com estas vestimentas e em atitude de recolhimento vale tanto quanto um sermão? Respondeu o Santo.

Inútil escrava de Amor da Santíssima Virgem Maria: Gislaide

0 comentários:

Postar um comentário