Para meditar

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SALVE MARIA IMACULADA!


A atual moda agradaria ao Imaculado Coração de Maria Santíssima? Se não quer ir tão alto, agradaria Santa Maria Goretti ou Santa Ágata ou Santa Inês, ou Santa Perpetua¹? Será que as mártires da pureza se sujeitariam a uma moda ridícula, vulgar e unissex? Bem, se elas lutaram pela castidade, mesmo que isto significasse uma morte dolorosa, a resposta é não, elas não se sujeitariam a moda, e parafraseando a beata Jacinta Marto "a Igreja não tem modas, Deus é sempre o mesmo". 
E a Virgem Maria? Ela é a Imaculada Conceição, Mãe de Deus, Sempre Virgem e Assunta ao Céu, com absoluta certeza ela não vestiria as roupas que estão na moda nos nossos dias. Ela é nosso modelo. Não pede de nós que usemos as roupas que eram usadas no seu tempo, mas que usemos as roupas que ela aprovar do nosso tempo. 

"Olhai como veste a Mãe do Senhor..."

¹ [...] ao primeiro impacto ela é atirada ao ar e daí ao solo estraçalhada, e com as vestes rasgadas "sentou-se e vendo a roupa rasgada ao longo da perna. juntou-a prontamente, mais ocupada com o pudor do que com a dor". Vida dos Santos. Editora das Américas, V. IV, pág. 240.

2 comentários:

Melissa Bergonso disse...

Oi, Gislaide!

Eu tinha lido o último parágrafo do seu texto num dos discursos de Pio XII sobre a modéstia, mas não sabia que havia um livro de santos que a continha! Pena que o livro é antigo, nem em sebo a gente encontra... :-(
Você tem este livro, "A Vida dos Santos"? Ele tem vários tomos, não?
Beijos e fica com Deus!

Totus Tuus Maria: Gislaide disse...

Salve Maria!
Oi Melissa. Infelizmente não tenho esse livro, essa referência eu retirei do livro "seletas de textos sobre a Modéstia". O frei Paulo Maria (Milicia da Imaculada) fez uma pregação sobre S. Perpetua e usou a mesma frase, talvez ele tenha esse livro.

Fica com Deus.

Postar um comentário