♫♪ Nosso olhar se volta em direção ao Céu ♪♫

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SALVE MARIA IMACULADA!

A respeito da modéstia do olhar.


São Bernardo, depois de um ano inteiro no noviciado, não sabia se o teto de sua cela era plano ou abobadado.
São Francisco de Sales dizia: "Quem não quiser que o inimigo penetre na fortaleza, deve conservar as portas fechadas". 
(Escola da Perfeição Cristã, obra compilada dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório)

"Nosso Senhor foi o primeiro a ensinar-nos esta modéstia dos olhos: se o Evangelho observa por vezes que Ele ergueu os olhos para olhar os seus discípulos (S. Lucas VI, 20), é para dar a entender que Ele os conservava ordinariamente baixos" (Santo Afonso Maria de Ligório).
Todavia "o que mais prejudica não é tanto a vista como o olhar refletido, com os olhos fixos e a discernir em demasia" (São Francisco de Sales); "se, por acaso, os nossos olhos deslizarem para qualquer pessoa, não os detenhamos em nenhuma" (Santo Agostinho). 
Ou ela olhe, ou se olhe, ou se exponha a ser olhada, a virgem deve lembrar-se de que "os olhos são os primeiros ladrões da castidade e os primeiros solicitadores da impureza" (Padre Saint Jure).
(PE. F. MAUCOURANT. Ensaio sobre a Castidade. Edições Paulinas. 1959)

Quem, sem necessidade, quer ver tudo, ouvir tudo, provar tudo é semelhante àquele que deixa as portas da própria casa abertas a qualquer invasão. Os sentidos são as portas da alma, importa guardá-los para não pôr em perigo o tesouro da Castidade.
(PE. GABRIEL DE SANTA MARIA MADALENA. O.C.D. Intimidade Divina, meditações sobre a vida interior para todos os dias do ano. Edições Carmelitanas, traduzida da 12ª edição italiana. Edição de 1967)

A Virgem Maria e os santos nos dão o exemplo na prática.

0 comentários:

Postar um comentário