Poderosíssima Modéstia

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SALVE MARIA IMACULADA!

A curiosidade me levou a assistir ao filme “A outra” afinal quando eu vi que era um filme de época fiquei mais curiosa ainda porque com estes filmes aprendemos um pouco mais sobre costumes, penteados, vestidos e palavras modestas. Confesso que o filme desagradou no momento que mostrou cenas inapropriadas, mas ainda assim assisti até o fim para ver o que ia acontecer. Então no finalzinho do filme quando alguns nomes mostraram-se conhecidos me toquei que eram fatos reais, e aquele filme retratava a ruptura da Inglaterra com a Santa Igreja Católica. Fiquei abobada quando lia os créditos: “por causa de uma mulher o rei Henrique se separou da Igreja!”
Não quero aqui levantar bandeiras do feminino ou do machismo, o que pra mim, são como heresias; quero falar do poder que a modéstia possui e que raramente é usado.

Primeiramente falando da Santíssima Virgem Maria: [...] Alma Mater, Mãe escondida e secreta. A sua humildade foi tão profunda, que não teve na terra atrativo mais poderoso nem mais continuo que o de se esconder de si mesma e de toda criatura, para que só Deus a conhecesse (Tratado da Verdadeira Devoção. Art. 2). Mais adiante ainda à luz do Tratado: só Ela (Maria Santíssima) encontrou graça diante de Deus pela força das suas orações e pela grandeza das suas virtudes (Tratado. Art. 16). A Santíssima Virgem Maria possui uma pureza toda divina que não teve nem jamais terá igual sob o Céu (Tratado. Art. 260). Imaginemos a modéstia da Santíssima Maria. Em suas imagens vemos um recanto, uma doçura, um recolhimento, uma pureza enorme. Graças a sua modéstia no seu Fiat Jesus fez-se carne e habitou entre nós. Por meio de seu sim que a salvação chega aos homens; não é Maria Santíssima que salva a humanidade, mas por meio dela o Salvador vem ao mundo. É algo tão grandioso! Tão esplêndido! Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo (Luc 1, 49).
Em resumo, a modéstia da Santíssima Virgem Maria fez com a que a salvação chegasse até os homens.


Voltando ao filme mencionado uma das principais personagens é Ana Bolena que durante boa parte do filme usa de seu corpo para conquistar o rei Henrique, um homem casado. É repugnante o modo com que ela usa de seu corpo como moeda de troca para conseguir a coroa. Ela tinha conhecimento do desejo desordenado do rei Henrique de tê-la como mulher, e usa disto para influenciá-lo a divorciar-se de Catarina Aragão, a rainha. O Papa Clemente VII não aceitou este divórcio, mas Henrique alucinado como estava, passou por cima da autoridade do Papa, divorciou-se e casou com Ana Bolena. O resultado foi a ruptura da Inglaterra com a Santa Igreja Católica, sua excomunhão e o desencadeamento do cisma da igreja anglicana.
Em resumo a imodéstia de uma só mulher levou a uma excomunhão e a uma ruptura onde nasceu a igreja anglicana.

A Modéstia é poderosíssima! Mas talvez você pense que no seu estado de vida, na sua classe social, mudar o mundo seja algo impossível, no entanto, eu lhe digo que não é! Nas pequenas coisas: no trabalho, na escola, na família vamos mudando as pessoas ao nosso redor. 
A Modéstia beneficia o homem para que este viva a castidade. Beneficia a mulher transformando-a no que ela realmente é: uma mulher de verdade (afinal o mundo quer inventar um novo sexo, o unissex, onde mulheres são meio mulheres meio homens). Beneficia a sociedade! É uma virtude que se pode ver afinal ninguém vê quando uma pessoa é humilde ou caridosa ou obediente, mas a modéstia é possível de se vê, e a sociedade precisa ver isto nos filhos da Santa Igreja Católica.
Não sejamos como Ana Bolena usando do nosso corpo para obter atenção, e fazemos isso quando usamos de roupas curtas para atrair olhares. Sejamos como a Santíssima Virgem Maria que com sua modéstia trouxe-nos Jesus Cristo. Que possamos trazer Jesus Cristo para este mundo. Que quando nos olharem vejam Jesus Cristo em nós.  

Inútil escrava da Virgem Maria - Gislaide Rodrigues da Silva

1 comentários:

Solange disse...

Esse texto reflete muito bem como a mulher tem um papel importante no mundo. Que ela pode ser instrumento de perdição (como Eva e Ana Bolena) ou de salvação como Nossa Senhora. Pensemos nisso! Temos que ser como Nossa Mãe Maria Santíssima, e sermos luz na vida dos nossos irmãos!

Postar um comentário