O Papa e a modéstia

segunda-feira, 28 de março de 2011

           O protocolo diplomático do Vaticano diz que Rainhas e Primeiras-damas que visitam o Papa devem estar de roupa preta e véu. Observamos que o Vaticano oferece normas concretas de como se vestir diante do Santo Padre, ou seja, com a devida modéstia. Além disso, quando entrarmos na fila para visitarmos a Basílica de São Pedro poderemos observar uma certa vigilância e placas indicativas que informam as roupas permitidas e proibidas.

         Para alguns isso pode parecer estranho, mas para os católicos isso nada mais é do que o cuidado que a Santa Igreja, Mãe nossa, tem para nos educar e formar na virtude da modéstia, atualmente atacada de forma tão gritante. Por isso numa oração indulgenciada, chamada Ato de reparação a Santa Igreja nos convida a rezar: “Dulcíssimo Jesus… de todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-vos, mas, particularmente, da licença dos costumes e imodéstias do vestido…” (Manual das Indulgências, Ed. Paulus, 1990, pág. 50).
       Portanto se somos católicos não podemos ser indiferentes e  acolhermos de braços abertos a moda difundida atualmente. Estamos no mundo mas não somos deste mundo, nos ensinou Nosso Senhor. Se queremos viver conscientemente na presença de Deus amando-O de todo coração, como ousaremos nos vestir imodestamente deixando-nos levar pela onda da moda atual e assim ofendendo nosso Deus e Senhor?
Que Nossa Senhora, Virgem Puríssima, interceda por todos nós, e especialmente para que as mulheres possam abraçar com convicção e alegria as exigências da modéstia católica.

Texto originalmente publicado em Moda e Modéstia.

0 comentários:

Postar um comentário