A virtude da modéstia cristã no vestir

domingo, 6 de março de 2011

          A fim de agradar a Deus, precisamos estudar seriamente a virtude da modéstia cristã no vestir, em vez de seguir a tendência de usar a moda atual imodesta  (por exemplo, shorts,tomara-que-caia, decotes, mini-saia etc.)
         Primeiro, vamos examinar algumas citações retiradas do Catecismo da Igreja Católica, que traça princípios e uma excelente definição completa da modéstia cristã:

2521.A pureza exige o pudor. Este é uma parte integrante da esperança. O pudor preserva a intimidade da pessoa. Consiste na recusa de mostrar aquilo que deve ficar escondido. Está ordenado castidade, exprimindo sua delicadeza. Orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e de sua união.

2522.O pudor protege o mistério das pessoas e de seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa; pede que sejam cumpridas as condições da doação e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si. O pudor é modéstia. Inspira o modo de vestir. Mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade malsã. Torna-se discrição.

2523.Existe um pudor dos sentimentos, como existe o do corpo. O pudor, por exemplo, protesta contra a exploração do corpo humano em função de uma curiosidade doentia (como em certo tipo de publicidade), ou contra a solicitação de certos meios de comunicação ir longe demais na revelação de confidências íntimas. O pudor inspira um modo de viver que permite resistir às solicitações da moda e à pressão das ideologias dominantes.

2524.As formas revestidas pelo pudor variam de uma cultura a outra. Em toda parte, porém, ele permanece como o pressentimento de uma dignidade espiritual própria do homem. O pudor nasce pelo despertar da consciência do sujeito. Ensinar o pudor a crianças e adolescentes é despertá-los para o respeito à pessoa humana.


2525.A pureza cristã requer uma purificação do clima social. Exige dos meios de comunicação social uma informação que não ofenda o respeito e a modéstia. A pureza do coração liberta a pessoa do erotismo tão difuso e afasta-a dos espetáculos que favorecem o "voyeurismo" e a ilusão.

      Quase um século atrás, a Virgem Maria em Fátima nos avisou do problema da imodéstia com estas palavras solenes: “Virão modas que ofenderão muito ao Senhor ... . Mais almas vão para o inferno por causa dos pecados da carne do que por qualquer outra razão "Bem-aventurada Jacinta, uma das três videntes de Fátima, disse:"A moda vai muito mais ofender Nosso Senhor Pessoas que servem a Deus não deve seguir modas A Igreja não segue modas; Nosso Senhor é sempre o mesmo ".
       Sob o papado do Papa Pio XI, que iniciou seu pontificado, cinco anos após as aparições de Fátima, Sagrada Congregação do Vaticano do Conselho emitiu orientações enfática a todos os bispos de todo o mundo sobre modéstia no vestir: Donato Cardeal Sbaretti, Prefeito da Congregação da Conselho: "Um vestido não pode ser chamado de decente quando é cortado mais do que dois dedos sob o poço da garganta, o que não cubra os braços pelo menos até os cotovelos, e mal chega a um pouco além dos joelhos Além disso,vestidos de material transparente são impróprios. "
       Que tal banho na praia? Em 1959, o cardeal Daniel y Pia (Arcebispo de Toledo, Espanha) emitiu a seguinte carta : "Um perigo especial para a moral é representada por banhos públicos nas praias, nas margens do rio ... piscina e banhos mistos entre homens e mulheres, que quase sempre é uma ocasião próxima de pecado e um escândalo, deve ser evitado. "Agora, como um ponto de interesse, esta carta foi emitida antes dos biquínis chegaram ao local (que, naturalmente, tornariam as coisas ainda mais graves).
      E sobre calças ? Como alguns de nós já podem saber disso é uma das sequelas da revolução sexual nos anos de 1950 e 60, uma revolução em que os pecados contra o céu de pureza disparou, como usar a pílula e o controle da natalidade, os métodos contraceptivos, a fornicação, adultério, paquera, namoro comportamentos luxuriosos, os primórdios da pornografia nos meios de comunicação e, claro, modas indecentes, incluindo pela primeira vez na história de mulheres que usam calças como algo aceitável na sociedade. Mulheres vestindo calças gerou um problema que tem afectado toda a estrutura da sociedade moderna.
       Foi relatado que em 12 de junho de 1960, o cardeal Siri de Génova emitida uma notificação de alerta a todo o clero, as irmãs de ensino, os envolvidos na Ação Católica, e educadores em sua diocese com os graves perigos no uso de calças por mulheres. Ele disse: "O uso de roupas masculinas por mulheres afeta primeiramente à própria mulher, mudando a psicologia feminina para com as mulheres, em segundo lugar, afeta a mulher como esposa do seu marido, por tender a viciar as relações entre os sexos; em terceiro lugar, afeta a mulher como mãe de seus filhos por prejudicar a sua dignidade aos olhos de seus filhos. "
        O SantoPadre Pio, recentemente canonizado do nosso tempo que foi estigmatizado, e era dotado de carismas extraordinários, tais como profecia, cura, bi-locação, e a leitura dos corações, este sacerdote santo recusou a concessão de absolvição a qualquer mulher que não usava o vestido ou saia bem abaixo dos joelhos (pelo menos 8 polegadas). Ele também insistiu sobre as mulheres para não usar calças. Por que era tão inflexível sobre estes dois pontos? Esta resposta é encontrada na Sagrada Escritura. Ele diz na Bíblia Sagrada no livro de Deuteronômio 22:5 "A mulher não deverá usar um artigo masculino , e nem o homem se vestirá com roupas de mulher,pois quem  assim age é abominável ao Senhor teu Deus"
       Na década de 1950, o Papa Pio XII falou muitas vezes e falou fortemente sobre o tema do vestido modesto. Ele disse: "Agora, muitas meninas não vêem nada de errado em seguir certos estilos sem vergonha (moda)". (17 de julho de 1954.)

        Em outra ocasião, este mesmo Papa pediu, talvez profeticamente, com as seguintes palavras: "Mães cristãs, se vocês soubessem o futuro de angústia e perigo, de vergonha, mal contida, que se preparar para seus filhos e filhas em imprudentemente habituando -los a viver mal vestido e em fazê-los perder o senso de pudor, você deveria ter vergonha de si mesmos e do mal feito os pequeninos a quem o Céu confiou aos seus cuidados, para ser criada em dignidade e cultura cristãs. "
        Ele também disse: "Sempre existe uma norma absoluta a ser preservada, não importa quão ampla e mutável, a moral relativa de estilos pode ser ... Estilo nunca pode ocasionar uma situação de pecado - e o vestuário deve ser um escudo contra a sensualidade desordenada. "E, finalmente, uma última citação do mesmo Papa Pio XII, que resume adequadamente o tema:" A virtude da modéstia, em geral, pode ser descrita como a força que nos impele a ser decente (de bom gosto), adequada e reservados, na maneira como nos vestimos, falamos, caminhamos, sentamos - em geral, na forma como se comportam exteriormente.
       Portanto, deixe-nos sinceramente consolar os agonizantes Sagrado Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria, comprometendo-se, a partir desse dia, para sempre ser um verdadeiro exemplo para a virtude da modéstia cristã no vestido. Às vezes podemos ser ridicularizado, mas isso é parte de ser um verdadeiro seguidor do nosso Senhor e Nossa Senhora. Persevere! O nosso bom exemplo, certamente, ajudar os outros a levar a verdade de que precisamos para voltar a um senso de decência, apesar de viver em uma cultura inundada de sujeira. Na verdade, perseverar para a nossa recompensa é grande nos Céus!



0 comentários:

Postar um comentário