Habitua-te a rezar, de manhã, ao levantares,
três Ave-Marias em honra da pureza imaculada da SS. Virgem
e faze o mesmo de noite, ao te acomodares
Quanto à santa pureza, nunca tenhas em conta de demasiada toda e qualquer precaução. "O sábio teme e foge diz a Sagrada Escritura; só o louco confia em si mesmo e sucumbe" (Prov. 14,16). Quem se expõe voluntariamente à ocasião de pecado, dificilmente se preservará da queda. Evita, por isso, toda a familiaridade com pessoas de outro sexo, por mais piedosas que sejam elas, pois o demônio sabe prender entre si as pessoas piedosas por uma certa inclinação natural, que é contrária à pureza do coração; ele não as incita ao princípio a grandes pecados, mas condu-las, se elas não se acautela, pouco a pouco, à beira do abismo.
Por isso, logo que notares qualquer inclinação desregradas no teu coração, procura sufocá-la imediatamente, porque, se a deixares crescer, será mais tarde, dificílimo arrancá-la e destruí-la.
Guarda cuidadosamente tuas vistas, para que não sejas obrigado a exclamar, um dia, chorando e suspirando: "Meus olhos perderam minha alma" (Lam 3,51).
No falar observa a maior modéstia, e se tiveres de ouvir conversas incovenientes, foge quanto antes e, se isso não te for possível, segue o conselho do Espírito Santo: "Circunda teus ouvidos de espinhos e não queiras ouvir a língua perversa". (Ecli 28,28). Corrige aquele que entrevém tais conversas ou, ao menos, dá mostras de que uma tal conversa te desagrada.
Procura repelir de teu coração todos os pensamentos desonestos logo que os perceberes. Não entres em questão alguma com o demônio, mas arma-te imediatamente com a oração. A experiência ensina que aquele que recorre a Deus nas tentações não cai, no passo que consente no pecado quem então deixa de rezar. Por isso, logo que fores atacado por uma tentação impura, invoca os santos nomes de Jesus e Maria; esses nomes têm o poder de afugentar o inimigo e apagar o fogo da impureza.
Se a tentação perdura, não te perturbes por isso. Entrega-te então com toda a humildade à vontade de Deus, que permite essa provação, e dize: Senhor, por meus pecados mereço ser molestado por tentações tão horrorosas; a Vós compete, porém, auxiliar-me. Renova o propósito de antes morrer que ofender a Deus; persigna-te repetidas vezes com o sinal da Santa Cruz e toma a água benta; recebe os santos sacramentos, ajoelha-te aos pés de teu crucifixo ou de uma imagem de SS. Virgem e pede e suplica até que venha o auxílio.
Habitua-te a rezar, de manhã, ao levantares, três Ave-Marias em honra da pureza imaculada da SS. Virgem e faze o mesmo de noite, ao te acomodares.
(Escola da Perfeição Cristã para seculares e religiosos, obra compilada dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da Igreja, vertida para o português segundo a edição alemã do Pe. Paulo Leick pelo Pe. José Lopes, edição de 1955)
0 comentários:
Postar um comentário